NÚMERO 11 / 13.10.22

ESPECIAL REMO

Informativo Oficial do Sócio-Proprietário do Botafogo
de Futebol e Regatas – Social e Olímpico

FALA, PRESIDENTE!

Caro Sócios Proprietários, amigos alvinegros!

Estamos às vésperas da última regata do Campeonato Carioca de Remo e chegamos nesse momento, disputando ponto a ponto com nosso principal adversário na modalidade.

Mais do que nunca, estamos colocando toda a máxima energia possível em nosso Remo, a mais antiga modalidade da nossa gloriosa história esportiva e com grandes chances de conquistar o título de Campeão Carioca de 2022.

Trouxemos o remador Ítalo-brasileiro Gabriel Soares, Bicampeão Mundial pela Itália, que chegou cheio de disposição, desembarcando na noite da última 2ª feira no Rio e já treinando com nosso “OITO DE OURO” às 5h30m da manhã de 3ª feira.

A disputa será intensa e concebemos o Se Liga Especial sobre o Remo, para que você conheça todos os detalhes desse grande desafio, E queria fazer um convite, aliás, mais que um convite, se me permitem, uma convocação: conto com a presença de todos no Estádio de Remo da Lagoa, nesse domingo, à partir das 9h da manhã, para torcermos juntos, por mais uma Glória dos nossos remadores e remadoras.

SEGUE O CHAMADO DA ESTRELA!

Muito boa sorte, Fogão, já que talento não nos falta.

Vamos pra dentro com tudo, rumo a vitória!

Um abraço,
Durcesio Mello

I'm an image

VICE-PRESIDENTES EM AÇÃO

João Ricardo Uchôa, o nosso Cacá, é economista e gestor ambiental. Sócio de uma Empresa de Consultoria com atuação em reestruturação de empresas, perícias e administração judiciais é o atual Vice-presidente de Remo do nosso Fogão.

Fizemos um bate bola com ele.

Como você se aproximou do Remo Alvinegro?
Remei na escolinha do Botafogo em 1974, mas não tive dedicação ao esporte, já que optei por fazer atletismo pela Gama Filho. Em 1999, minha filha mais velha, na época com 13 anos, por influência de um amigo da escola, me pediu para remar no Botafogo.

Foi uma grande satisfação para mim. Incentivei-a e comecei a acompanhá-la. Uns seis meses depois, ela com todo jeito para o esporte, já estava competindo. Que alegria! Minha filha usando uniforme do Botafogo, competindo e ganhando medalhas. Foram várias conquistas pelo nosso Regatas. A necessidade de leva-la, ainda de madrugada para treinar, fez com que eu começasse a remar pela equipe Master do Clube, vivendo grandes momentos. E aqui estou eu.

Qual o grande momento do Remo que vc tem em sua memória?
Participar de uma regata internacional na França. Foram 207 km em 5 dias. Obtive uma colocação de respeito, quando recebi uma medalha de honra ao mérito pelo desempenho da nossa equipe, além de viver momentos de muita emoção, constatando de como o Botafogo é reconhecido pelo mundo afora.

Impressionante como os europeus queriam nossos uniformes. Em alguns momentos oferecíamos a camisa da seleção Brasileira, mas ouvíamos como resposta, que queriam a do Botafogo.  Outra passagem que não posso esquecer foi quando era Diretor de Remo na gestão do Bebeto de Freitas e trouxemos uma flotilha nova da China com todo apoio da CBR na pessoa do seu Presidente Rodney Bernardes.

E no futebol do Botafogo, qual o momento que vc destacaria?
Com certeza o título do Campeonato Brasileiro de 95. Que alegria comemorar com meu filho de 5 anos, no muro do portão de General Severiano. Se viver 100 anos não esquecerei desse dia.

Quais os principais desafios de sua VP?
Ser Campeão Carioca é uma conquista quase sem precedente para o Clube, um presente dessa gestão. Um trabalho muito duro e de muita dedicação dos profissionais do Regatas, além é claro, de nossa equipe de atletas. Esse time é perfeito. Não posso deixar de falar no apoio e respaldo do nosso Presidente Durcesio Mello e dos nossos VPs, além do acompanhamento de alguns conselheiros.

Nossa tarefa é hercúlea, já que nosso orçamento é sete vezes menor do que o nosso adversário, mas somos fortes e guerreiros e não desistimos nunca.

Como você conta deixar o Remo do Botafogo no fim do seu mandato?
Gostaria de deixar o nosso Remo com barcos novos e uma estrutura melhor na sede da Sacopã. Fazer atletas e seres humanos nós sabemos fazer. O Botafogo não só faz atleta, prepara homens e mulheres para enfrentar os desafios da vida.

Somos grandes educadores!

Ah, finalizo convocando todos para a última regata do Carioca, dia 16 (domingo), às 9h no Estádio de Remo da Lagoa.

SEGUE O CHAMADO DA ESTRELA!

I'm an image

PALAVRA DO XOXÔ

Caros Alvinegros,

É com muita satisfação que entramos na última e decisiva regata, com total confiança de que conquistaremos mais um título estadual para o nosso Botafogo. Título que sempre teve um valor especial, tendo em vista que três dos principais clubes do Rio começaram por nossa modalidade.

O Campeonato de 2022 tem sido marcado pelo equilíbrio e troca de posições na liderança. Na primeira regata, o Botafogo ficou na liderança, na segunda regata o clube da Gávea passou a frente, na terceira, os dois clubes ficaram empatados em primeiro lugar, na quarta regata voltamos à frente e na quinta regata, eles reassumiram a ponta, mas com a diferença mínima de apenas 3 pontos. Agora é a batalha final.

Agora, no dia 16/10, domingo próximo, vamos para a sexta e última regata do ano e com a certeza que vamos tirar essa diferença.

Tudo que aconteceu durante o ano estava dentro do que esperávamos. Agora é manter a concentração e pegada, que sairemos campeões mais uma vez. Na minha conta, vamos ganhar 5 das 10 provas, com o Oito Masculino Sênior dando um fechamento especial a regata e ao campeonato.

Conto com a presença de todos.

SEGUE O CHAMADO DA ESTRELA!

Um abraço,
Xoxô

POR TRÁS DAS REMADAS

Os méritos das conquistas esportivas são majoritariamente dos atletas e seus treinadores, mas sempre há pessoas muito importantes por detrás, dando todo suporte no dia-a-dia.

Em nosso Departamento de Remo podemos destacar duas pessoas que são exemplos claros disso: Helena e Luiz, com respectivamente 18 e 20 anos de dedicação ao Botafogo F.R.
Heleninha ou Tia Helena, como a chamam, é responsável pela alimentação de nossos atletas, sempre com um sorriso no rosto e muito carinho em cada refeição.

Já o Luiz, mais conhecido como Luizão, é nosso carpinteiro, responsável pela mágica em nossos barcos. Sempre disponível para ajudar, com as melhores soluções para os problemas de manutenção.

Ele é imprescindível, seja em nosso dia-a-dia, como na correria em dias de regata.

Verdadeiros campeões!

ESCALAÇÃO DO BOTAFOGO F.R.
PROVA A PROVA

I'm an image

REME COMO ELAS

Grandes destaques da equipe, nossas atletas vêm mostrando a garra, o foco e técnica feminina dentro d’água.

Campeãs Carioca de 2021, estão com larga vantagem para conquista do bicampeonato na categoria.

A busca pelo título estadual geral conta muito com a expressiva colaboração delas, vencendo praticamente todas as principais provas em disputa:

Single Skiff (Junior A, Sub-23 e Sênior), Double Skiff (Sub-23 e Sênior) e Oito (Sênior).

Na regata decisiva, que será disputada no próximo domingo (16/10), nossas guerreiras do Sacopã estarão na água nos representando, com destaque e favoritismo para Thalita Soares e Maria Fernanda, no Double Skiff Sub-23 e Single Skiff Sub-23, e também para o Four Skiff composto por Beatriz Tavares, Chloé Gorski, Nathália Barbosa e Dayane Pacheco.

Dá-lhe Guerreiras Alvinegras!

I'm an image

NOUTROS ESPORTES TUA FIBRA ESTÁ PRESENTE

SUPERSTIÇÃO DA ESTRELA SOLITÁRIA
Conta a história que, no dia da fundação do Club de Regatas Botafogo, em 1º de julho de 1894, a Estrela d’Alva – que, na verdade, é o planeta Vênus – teria sido a primeira vista no céu e, por isso, passou a integrar o nosso escudo. Para aumentar a sorte, a partir de 1919 todas as embarcações botafoguenses passaram a ter nome de estrelas ou de constelações.

ÚNICO CLUBE CAMPEÃO DE TRÊS SÉCULOS
Cinco anos após sua fundação, em 1899, surgiria uma lenda nas águas da Baía de Guanabara, a embarcação botafoguense Diva, que venceu todas as 22 regatas que disputou, sagrando-se campeã carioca. Em razão desse título, o Botafogo é o único clube do Brasil campeão de três séculos.

PRIMEIRO CLUBE CARIOCA CAMPEÃO BRASILEIRO
O Club de Regatas Botafogo foi o primeiro clube carioca campeão brasileiro de alguma modalidade esportiva, em outubro de 1902, após a vitória do atleta Antônio Mendes de Oliveira Castro, que anos mais tarde viria a se tornar presidente do clube.

SEU MAIOR TERROR!
Uma curiosidade na história do Club de Regatas é que seus atletas já haviam se arriscado a praticar o futebol. No dia 25 de outubro de 1903, antes da fundação do Botafogo Football Club, os remadores botafoguenses disputaram um amistoso, no qual o Botafogo goleou o Flamengo por 5 a 1 no campo do Paissandu.

MAIORES NOMES DO REMO BRASILEIRO
São do Botafogo os dois maiores remadores brasileiros da atualidade: Uncas Tales e Lucas Verthein. Uncas é bicampeão mundial e Lucas tem o melhor desempenho de um atleta Brasileiro na história das Olimpíadas, sem contar os inúmeros títulos estaduais, brasileiros e internacionais de ambos.

HEGEMONIA
Na década passada, o Botafogo teve seu auge no remo, atingindo a impressionante marca de Hexacampeão Estadual e Heptacampeão Brasileiro, seguidos!

PARCERIA GENIAL!

Em um ano difícil economicamente para todos, principalmente para o meio esportivo, é de extrema importância e motivo de orgulho para nós poder contar com o apoio de uma empresa do porte da GENIAL INVESTIMENTOS.

A Genial é mais que um banco ou uma corretora. É uma plataforma em sintonia com um mundo que pede mais inovação e inclusão. São mais de 10 anos oferecendo maior acesso a serviços financeiros de qualidade, com simplicidade e eficiência.

Todo mundo pode ser GENIAL. Acesse já: www.genialinvestimentos.com.br

SER CAMPEÃO NO REMO É GENIAL!

Your Logo

Uma publicação do
Botafogo de Futebol e Regatas
Social e Olímpico

CANAIS DE COMUNICAÇÃO
COM O CLUBE

relacionamento@bfr.com.br

Portal do Sócio
(21) 97939-0690
(21) 2546-1994
(21) 2546-1997

DIRETORIA

Presidente:
Durcesio Mello


Vice-Presidente Geral:
Vinícius Assumpção


Vice-Presidente Jurídico:
Marcelo Chalhoub Barbieri


Vice-Presidente Social:
Thiago Sallibi

Vice-Presidente de Remo:
João Ricardo Uchôa

Vice-Presidente de Esportes Gerais:
Daniel Junior

Designed with BEE Designed with BEE